quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tuc Tuc



Tuc Tuc é um meio de transporte interessante. Há infinitos deles nas ruas, correm e surgem por todos os lados, nas rodovias e nas vielas - e nas calçadas. Para os tailandêses é uma alternativa prática e barata, além de transportar pessoas, já os vi lotados de frutas, lixo, cestos e até outro tuc tuc.
Seriam muito úteis para os turistas se não houvesse uma rede de pilantras por trás. Pelo que percebi são três as funções da máfia do tuc tuc:

O bacanão: Sujeito amigavel que fica parado no mundo esperando para ajudar um turista desavisado com informações preciosas; sua função é angariar turistas para os tuc tuc.
Primeiramente eles vem com sorrisos e perguntas de onde você é ( ah Brazil, football, Ronaldinhio, Pelé ), há quanto tempo você está em Bangkok (nesta ele escolhe a mentira que vai contar, baseado na sua experiência). O próximo passo é a mentira. As mais comuns são:
A maravilhosa sorte que você tem de chegar em Bangkok exatamente no único dia do ano em que o Templo do Buda Fulano de Tal está aberto para visitação e que o próprio Rei  ordenou que neste dia especial da sua chegada - e isso foi noticiado amplamente em jornais e televisões - que os Tuc Tuc só poderiam cobrar ฿ 10 em qualquer viagem ao dito templo.
Outra mentira é dizer que determinado templo que você está indo só pode ser visitados pelos tailandeses, mas não se aborreça, pois ele tem acesso a um outro templo maravilhoso e pode arranjar um tuc tuc que pode te levar por uma miséria.
Na primeira você perde meio dia, na segunda você perde de visitar um lugar maravilhoso.

O motorista do tuc tuc: Que age sozinho ou em parceria com um bacanão. Ele aborda você perguntando onde você vai ou com as mesmas histórias contadas acima, oferece o tranporte por um bom preço. Todo simpático vai dirigindo audaciosamente e conversando. De repente você está dentro de uma loja ou agencia de turismo. Aí você volta para o tuc tuc, ele roda mais um pouco e dá um jeito de largar você no meio do nada.

A loja: Estabelecimento que fornece vale combustivel para os tuc tuc que trazem clientes, querendo esses ou não, para a loja. Alguns exemplos são as agencias de ''informação'' turisticas, lojas de tecidos e joalherias tão autênticas quanto as piores de Ciudad del Leste.

Resumindo: todos eles são uns grandessíssimos filhos da....

Nenhum comentário:

Postar um comentário